CRN 2102

Inverno - Congele seu Peso

Como se alimentar bem sem aumentar o peso no inverno, utilizando alimentos que promovem saciedade e combate o teor calórico.
O que precisamos é escolher melhor os alimentos e utilizá-los em uma versão mais light. Aqui vão algumas dicas e sugestões:
  • Chás - Quentes com canela, cravo e limão.
  • Leites - Com café, ou cappuccino light (2 colheres de chá), ou canela ou cacau (1 colher de chá) ou  Ovomaltine (1/2 c. de sopa).
  • Sopas - Faça consume com legumes e carnes brancas, conforme receitas abaixo.
  • Queijos    - Prefira magros como os ricota, requeijão light, mussarela, minas, tofu. Se quiser derrete-los, prefira o mussarela. ( não mais do que uma fatia)
  • Crepes Quentes - Use pão sírio quente com queijos magros, combinados com frutas (banana, maça ou pera) com  canela para substituir sua janta ou inclui-lo no lanche  da tarde conforme programa combinado.
  • Vinhos - Uma taça 3 x na semana - 150 ml -  o mais indicado é o tinto (Pinot ou Cabernet Sauvignon).
  • Feijoadas - Inicie com as frutas (laranja), após forre o prato com couve e  coloque o feijão (mais caldo e grãos) por cima. Não esqueça de comer mamão para facilitar a digestão ( receita abaixo ).
  • Frutas - Prefira as quentes com açúcar mascavo e canela (no forno de microondas é mais prático);
  • Legumes - Faça refogados com caldos de carnes. Use em suflê só  claras. Use molho branco feito com leite semi- desnatado ( 200 ml de leite para 1 colher de sopa de maizena, noz moscada e uma pitada de sal ) jogue em cima dos legumes cozidos.
  • Massas – Grano Duro ou integral – Puras ou com molhos branco light ou tomate. O segredo é não colocar gordura, e pode-se misturar legumes (brócolis, etc.).

OBS.:    
  • Não esqueça de continuar tomando água (2-3 litros por dia);                                        
  • O exercício físico também é nosso grande aliado. Além de queimar as gorduras "extras", ajudam a elevar a temperatura corporal.
Data:
Postado em 05/05/2016
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Dra. Joselaine Stürmer
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