CRN 2102

Inverno - Congele seu peso

Como se alimentar bem sem aumentar o peso no inverno, utilizando alimentos que promovem saciedade e combatem o teor calórico.
Inverno - Congele seu Peso
 
             Todo inverno é a mesma coisa: o tempo esfria e a mesa fica cheia de comidas gostosas, sopas, chocolates, foundes, pipocas, vinhos, feijoadas, etc. De repente todo o resultado de um planejamento vai por água abaixo. O que precisamos é escolher melhor os alimentos e utilizá-los em uma versão mais light. Aqui vão algumas dicas e sugestões:
 
•     Chás: Quentes com canela, cravo e limão.
•     Leites: Com café, ou cappuccino light (2 colheres de chá), ou canela ou cacau (1 colher de chá) ou  Ovomaltine (1/2 c. de sopa).
•     Sopas: Faça consume com legumes e carnes brancas, conforme receitas abaixo.
•     Queijos:Prefira magros como os ricota, requeijão light, mussarela, minas, tofu. Se quiser derrete-los, prefira o mussarela (não mais do que uma fatia)
•     Crepes Quentes: Use pão sírio quente com queijos magros, combinados com frutas (banana, maça ou       pera) com  canela para substituir sua janta ou inclui-lo no lanche  da tarde conforme programa combinado.
•     Vinhos: Uma taça 3 x na semana - 150 ml -  o mais indicado é o tinto (Pinot ou Cabernet Sauvignon).
•     Feijoadas: Inicie com as frutas (laranja), após forre o prato com couve e  coloque o feijão (mais caldo e grãos) por cima. Não esqueça de comer mamão para facilitar a digestão ( receita abaixo ).
•     Frutas: Prefira as quentes com açúcar mascavo e canela (no forno de microondas é mais prático);
•     Legumes: Faça refogados com caldos de carnes. Use em suflê só claras. Use molho branco feito com leite desnatado (200 ml de leite para 1 colher de sopa de maizena, noz moscada e uma pitada de sal) jogue em cima dos legumes cozidos.
•     Massas – Grano Duro ou integral: Puras ou com molhos branco light ou tomate. O segredo é não colocar gordura, e pode-se misturar legumes (brócolis, etc.).
 
OBS.: Não esqueça de continuar tomando água (2-3 litros por dia). O exercício físico     também é nosso grande aliado. Além de queimar as gorduras "extras", ajudam a elevar a temperatura corporal.
 
Para acelerar o metabolismo acrescente pimenta vermelha, alho, gengibre e vinagre de maçã nas preparações.
 
RECEITAS ANEXAS DE INVERNO :
 
1 - SOUFLÊ = 100 grs de legumes variados cozidos, incorporado 2 claras batidas em neve com uma colher de sopa de queijo de minas ralado. Tempere a gosto. Cozinhe por 2 minutos no forno de microondas. Rendimento duas porções
 
2 - LEGUMES SOUTÉ = Refogue aproximadamente 100 grs de legumes com alho e cebola em 1/3 caldo de legumes 0% de gordura, e com 1 colher de sopa de cottage. Rendimento duas porções.
3 - CONSUME DE LEGUMES = Para iniciar seu almoço ou jantar no inverno, substitua suas saladas por esse consume: 100 grs de moranga ou espinafre ou beterraba. Escolha qualquer desses legumes e os cozinhe em 1/2 colher de sopa de molho de soja light, 1 colher de chá de requeijão light, cebola e alho. Junte 1/2 litro com 1/3 do sache de caldo 0% de gordura e mais 100 ml de leite desnatado. Deixe cozinhar até os legumes se desmancharem. Deixe esfriar e se quiser bata no liquidificador em forma de creme. Rendimento duas porções.
 
5 - OMELETE DE LEGUMES = Bata em neve duas claras e uma gema com 50 grs de legumes ( brocolis, espinafre, cenoura etc...) adicione 2 fatias de queijos magros e cozinhe no forno de microondas por 2 minutos. Substitua por sua proteína na refeição.
 
6 - SOPÃO DE INVERNO = Para substituir seu almoço ou janta no máximo 2 x por semana, conforme orintação. ½ moranga, 2 colheres de sopa de molho de tomate, 4 folhas de repolho, 1 cebola pequena, ½ pimentão verde, 2 colheres de sopa de creme de cebola, ½ maço de salsão, 1/2 colher de sopa de molho de soja light. Cozinhe todos os ingredientes em um litro de água por 30 minutos. Rendimento 4 porções.
Conforme orientação individual pode-se adicionar ½ peito de frango ou 2 fatias de queijos magros.
 
 
Data:
Postado em 11/08/2017
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