CRN 2102

Nutrição na Estética

A alimentação equilibrada se reflete na estética, principalmente nas desordens estéticas. Uma má alimentação reflete na pele, nos cabelos, nas unhas, enfim, em todo o corpo e vários nutrientes são fundamentais para restabelecer o equilíbrio, pois manter-se saudável e jovem por mais tempo é o que todos nós almejamos.

Nutrição na Estética

FLACIDEZ: 
Constituição genética; falta de exercício; obesidade; má postura; efeito sanfona.
Dicas alimentares:
- Alimentos proteicos que aumentam a produção de colágeno;
- Diminuição de alimentos de alto teor de gorduras (quebra de colágeno);
- Exercícios aeróbicos para ajudar na queima de gordura e anaeróbicos para trabalhar musculatura (ginástica localizada e musculação).

GORDURA LOCALIZADA:
Hereditariedade; hormônios; aumento de peso e diminuição de exercícios.
Dicas alimentares:
- Emagrecimento (sem radicalismo)
- Diminuir frituras, comidas gordas, refrigerantes, alimentos refinados e doces.
- Aumento de fibras, verduras, frutas, cereais integrais e água (melhora o funcionamento intestinal).
- Exercícios aeróbicos, ginástica localizada e musculação.

CELULITE:
Alterações hormonais; retenção de líquidos; alimentação inadequada (alimentos refinados)
Hereditariedade; vida sedentária, pílula anticoncepcional; estresse; má circulação.
Dicas alimentares:
- Diminuição de sal (sal adicional, enlatado etc.) retenção de líquidos e edemas
- Diminuição de alimentos gordurosos e frituras ( gordura localizada e toxinas )
- Aumento de líquidos (águas e chás desintoxicantes)
- Aumento de fibras na alimentação (aumentam a eliminação de toxinas do organismo)
- Cigarro, álcool, cafeína, refrigerantes: São vasoconstrictores e diminuem o calibre das artérias
- Bebidas alcoólicas em geral: aumentam a retenção de líquidos e calorias vazias na dieta
- Dieta desintoxicante (1x semana) combate o acumulo de toxinas
Dica pratica:
- A celulite é uma doença crônica, mas perfeitamente controlável. No entanto necessita de alguns cuidados individuais constantes. Lembre-se que celulite gera mais celulite. Então não descuide.
- Evite todos os tratamentos violentos como: massagens manuais vigorosas, rolos mecânicos, ventosas etc. Esses procedimentos rompem capilares e destroem ainda mais as fibras de colágeno e elastina. Em longo prazo, levam ao aparecimento de estrias e á piora da celulite.
- Beba mais água. Isto melhora o funcionamento de seus rins, facilita as trocas metabólicas e a eliminação de toxinas pela urina. Certamente, quem bebe pouca água terá uma chance muito maior de ter celulite e uma resposta pior a qualquer tratamento.
- Os exercícios mais indicados são os aeróbicos: caminhadas, natação, andar de bicicleta, e o step. As atividades de impacto ou que requerem muito esforço devem ser evitados.
- Para aumentar o tônus muscular, pode-se associar a ginástica localizada, hidroginástica ou a musculação. Nada de sobrecargas.
- Existem alguns truques que você pode usar no dia-a-dia para melhorar a circulação das pernas. Não use o elevador, desça de escadas; evite ficar com as pernas cruzadas por muito tempo, ande mais á pé e não abuse dos saltos altos.
Alguns cuidados no combate a celulite:
- Troca de hábitos alimentares
- Evitar o uso de roupas apertadas
- Prática de exercícios regularmente
- Ativação da circulação sanguínea através de massagens ( drenagem linfática )

PELE  SAUDÁVEL:
Todas as células do nosso corpo envelhecem com o passar dos anos. A pele, por ser um órgão externo, mostra com mais evidencia estas alterações. Apesar de o envelhecimento ser inevitável, existem fatores, tanto externo como internos, que tem grande influencia neste processo. A carga genética de cada indivíduo é o fator interno mais importante que ditará o quanto ou em que velocidade uma pessoa envelhecerá. No entanto, alguns fatores externos podem acelerar  o envelhecimento. Estes fatores são, principalmente, o sol, o fumo, o álcool, a poluição, uma vida muito estressada, a falta de lazer, uma alimentação irregular e a solidão. Mas sem duvida alguma, o sol é o inimigo número um da pele.  Por isso com a chegada do verão, observe as dicas abaixo:
Dicas :
- Não use esfoliantes abrasivos, se você tem acne com lesões inflamatórias. Estes produtos irão irritar ainda mais a sua pele, agravando as lesões existentes.
- Limpeza de pele por si só não trata a acne, mas é indispensável para eliminar lesões sebáceas, como os cravos e pequenos cistos. Qualquer medicação para acne só age com eficácia em uma pele limpa. Faça limpeza de pele com um bom profissional, caso contrario as lesões inflamatórias podem piorar mais.
- A melhor maneira de se evitar o envelhecimento precoce é, além de ter hábitos saudáveis, usar um bom produto com ácido retinóico ou glicólico á noite. E sempre um filtro solar durante o dia.
- Certifique-se de que o hidratante que você está usando tem protetor solar. O uso de protetor solar continuamente, mesmo no inverno, é a única maneira de prevenir o envelhecimento precoce. O ideal é um fator de proteção 15.
- Use protetor solar, mesmo que você fique embaixo do guarda-sol ou á sombra. A neve, areia, água do mar ou piscina e paredes de concreto refletem os raios solares. A neve e a areia muito branca, refletem ainda mais a radiação solar. Nestes casos, a proteção deve ser ainda maior, pois todo cuidado é pouco.
- Não se esqueça de tomar no mínimo 1.5 l / dia de água para hidratar a pele. Inclua sempre alimentos ricos em vitamina A diariamente para a nutrição de sua pele ( mamão, cenoura, morango, espinafre, etc.)

CABELO :
Assim como a pele, os cabelos também sofrem alterações com a idade. A primeira modificação a ser notada é, sem dúvida, a mudança na cor dos fios, que perdem aos poucos a pigmentação até se tornarem brancos ou grisalhos. Além da cor, a idade pode levar a alterações na quantidade e na textura dos fios. Em geral estas modificações fazem parte da característica genética de cada pessoa. Muitas vezes orientações simples podem evitar ou reverter problemas como: queda de cabelos, descamação do couro cabeludo ou ressecamento dos fios.

Dicas:
- Jamais escove os cabelos quando estiverem molhados. Neste caso, use um pente de dentes largos e comece a desembaraçá-lo de baixo para cima.
- Uma boa maneira de evitar o ressecamento e a formação de pontas duplas é a aplicação de soluções fluídas de silicone nas pontas dos cabelos, antes de usar o secador.
- Para que a coloração da tintura usada nos cabelos dure mais tempo, procure lavá-los com água fria ou morna. Evite lavá-los com água quente.
- Evite usar o secador  de cabelo na temperatura mais quente, se o seu cabelo estiver muito molhado. Caso contrário, eles ficarão ressecados.                     
- Use alimentos com proteínas ( leite e derivados e carnes brancas e magras ) para fortalecer os fios .

Suplementos na Estética = Somente devem ser usados com orientação de um profissional  capacitado, pois alguns podem provocar alergias e manchas na pele.

Dra. Joselaine Stürmer
Endereço: Av: Getúlio Vargas, 901/1001
Telefone: (51) 3232-0605
Horário de atendimento: Segunda: 13h30 às 17h - Terça e Quinta-feira: 13h às 18h30 - Quarta-feira: 08h30 às 13h30 - Sexta-feira: 08h às 13h