CRN 2102

Envelhecimento Saudável

O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida.

Envelhecimento Saudável O envelhecimento ativo e saudável consiste na busca pela qualidade de vida por meio de:
- Alimentação adequada e balanceada
- Prática regular de exercícios físicos
- Convivência social estimulante
- Busca de atividades prazerosas e/ou que atenuem o estresse
- Redução dos danos decorrentes do consumo de álcool e tabaco
- Diminuição significativa da automedicação

Dicas para promover um envelhecimento mais saudável:
- A alimentação deve ser saborosa de fácil digestão, colorida, equilibrada e de aroma agradável.
- Valorize os produtos da sua região e varie o tipo de frutas, legumes e verduras consumidos na semana.
- Dê preferência aos temperos naturais (alho, cebola, manjericão, louro, alecrim, orégano, gergelim, hortelã, erva-doce, coentro, entre outros) variando sempre o tempero e o modo de preparo dos alimentos.
- Escolha preparações assadas, cozidas, refogadas ou grelhadas.
- Coma devagar, mastigando bem os alimentos. Se necessário, modificar a consistência do alimento para facilitar o processo.
- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Evite pular as refeições.
- Inclua diariamente 6 porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca, macaxeira, aipim, nas refeições. Dê preferências aos cereais e derivados integrais.
- Frutas, legumes e verduras devem ser consumidos 5 vezes ao dia. São ricos em vitaminas, minerais e fibras, e devem estar presentes diariamente em todas as refeições e lanches.
- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. É uma combinação completa de proteínas.
- Consuma diariamente 3 porções de leite, iogurte ou queijos magros e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
Dra. Joselaine Stürmer
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